quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Estou aqui fora ...

... (empregado Vs empreendedor), dificuldades e receios.
O post representa um texto de "parábolas" com fim. São pensamentos e experiencias expostas, e nada mais.
A vida aqui fora é tão difícil quanto "lá dentro". Aqui fora você precisa se atualizar, estudar, ficar atento ... ser muito mais disciplinado. Tem gente que acredita que ser disciplinado é acordar cedo e chegar na hora. Bom eu não acho. Vejo pessoas com seus salários e horários em dia mas ... qualidade de vida ruim, sem tempo para si e para a família ... abrindo mão de tudo para nos poucos momentos de folga fazer tudo que precisa e pode, quando consegue! Vivendo em função de seus empregadores ... isso é vida? Creio que não! E são mandadas embora, tratadas como números, canso de ver! Pessoas que vivem para trabalhar ... vivem para pagar contas e sustentar o país consumindo e pagando impostos. Que precisam escolher entre ir a uma academia, ter um hobby, dar pouca atenção para a família ou simplesmente chegar em casa e dormir, difícil. Parece que a classe média nem pode sonhar em ter algo fora dali, as empresas quando descobrem transformam a vida do empregado em um inferno! Cobram exclusividade ... cobram o que não podem cobrar além das 8 horas!
Lá dentro = funcionário de uma empresa
O "autônomo" escolhe ou simplesmente é ... sabe que precisa ser dedicado, não tem para onde correr e boa parte não dá certo. Faz o horário, faz a rotina, se quiser tem vida e família, e o mais importante ... tem tempo para pensar nas coisas e desenvolver. As empresas tinham que colocar seus funcionários em momentos de ócio provocado ... em momentos relaxados desenvolvemos mais, criamos mais ... somos mais felizes! Tirando, é claro, os oportunistas que disfarçados de empreendedores, não se atualizam e vão pulando de galho em galho, apenas, por dinheiro ... onde não se importam e não tem compromisso com o desenvolvimento pessoal ou da carreira, quando a grana ficar ruim ele muda de ramo.
Aqui fora = funcionário de si (autônomo, MEI, empreendedor e etc)
E pessoas empregadas, muitas não desenvolvem por qual motivo? Simples ... a tirania de um superior que tem a singela preocupação em pedir, mandar, oprimir e na sexta pagar um café (comparado a um biscoito que você entrega ao cachorro quando ele dá a patinha). Não vou prorrogar isso ... sem mais!

E os RHs recrutadores, incapazes de saber se você tem determinado conhecimento ... se você pode estar ou não lá. São poucas as empresas que fazem certo, sabem o que pedem e conseguem te avaliar de forma justa. São muitas desculpas para não fazerem o trabalho direito variando da quantidade de candidatos ao "não sou obrigado a saber". Como? Você coloca muita informação no CV eles não leem tudo ... se você omite na entrevista descobrem e perguntam o motivo de não colocar no CV ... e por fim, vasculham sua vida social, quando interessa é claro, para acharem "coisas incompatíveis". Precisam do seu conhecimento ou saber da sua vida? Nunca tem lógica! Me lembro de uma entrevista que participei por 6 meses ... sofrendo pressão dos meus pais não aguentava mais, participar de dezenas de testes e mais testes ... quando completamos 6 meses naquela lenga lenga ... fui informado que a empresa estava muito interessada mas que o processo duraria mais 1 mês. Não aguentei, precisei arrumar um emprego e na entrevista seguinte estava dentro de outra empresa. Será que precisava daquilo tudo? Quem fica 6 meses esperando uma vaga não é tão bem das pernas ... não é tão bom. Certo? As pessoas foram saindo e eu tentei aguentar ... juro, mas não tinha certeza!
"... fiquei 6 meses acreditando, trabalhando em bicos até que não teve mais como, as cobranças chegavam de todos os lados. Tive que pegar qualquer coisa, e isso foi ruim ... muito ruim!"
Os Gestores vampiros são dá cultura da empresa, eles dão as chicotadas em nome de seus próprios empregos e da empresa, é claro! Muita empresa sabe da existência daquele ser ... mas ... mas ... não importam os meios, os números são mantidos! Estes muitas vezes não deixam pessoas melhores, preferem passivos subordinados ... aliás, o poder faz com que pessoas de cargos superiores se tornem soberbos surreais. Você se torna um verme que é facilmente pisado ... o poder! Muita gente fala mal do militarismo, mas as empresas civis cultivam uma covardia ... velada ... quase uma guerra fria. Faça o que eu quero e mando, seu emprego depende disso. Justo? Passei por isso e não desejo para ninguém! Cheguei a ser mandado embora no dia do meu aniversário ... tá bom para você?

Talvez ser dono do próprio nariz assuste! Até as pessoas da sua família não compreendem você ser dono da sua realidade. Quantos são dados como vagabundos, problemáticos, os incoerentes que as empresas não querem? É difícil, mas dentro de uma empresa você não tem certeza, pelo contrário ... como não tem tempo para fazer uma atividade paralela, quando mandado embora, simplesmente estará ferrado! É a condição que diz, você não tem certeza de nada ... e aqui fora, você tem o domínio da sua vida! Ruim ou bom, você que manda e não depende de nenhuma empresa, chefe ou outro "elemento" para seu sucesso. Se todo os dias (seg - sex) 3 ou 5 horas por dia você, sair e vender sabonetes perfumados feitos em casa, você consegue ganhar lá pelos seus 1500 a 2000 R$ mensais. Média de um salário dentro de qualquer empresa e função! E aí, o que me diz? Daí você tira o sucesso dessas multiníveis que muitos focam em colocar pessoas, mas esquecem que os produtos acabam e precisam de reposição. Faça um pós venda, acompanhe o cliente e ... pronto! Vida!

Quem conseguir conciliar emprego e uma atividade extra ... seja feliz e não desista ... as empresas não estarão nem aí para você quando te mandarem embora. Se necessitarem fazer os cortes, você dança! O sentido de covardia é o momento que você vira número, descartável, substituível e desprezível. Quem se importa com você? São poucas empresas ... são poucos chefes! Quase ninguém vai ligar para sua condição!

Cuide dos seus, cuida da sua vida ... se cuide, ninguém vai cuidar de você!

Comece a olhar o mundo ao redor, sair da "caixa", estudar, ler e não perder tempo com conteúdo fútil. Vai por mim ... funciona!

Quem perde são as empresas, elas preferem pessoas estúpidas que, apenas, recebem ordens. Eu penso, estudo, desenvolvo, domino minhas funções, sou pró-ativo, não tenho medo e sou dedicado as minhas atividades ... eles não querem isso, já percebi ... por isso estou aqui fora! Aqui fora tenho mais oportunidades, desenvolvo coisas ... uma hora a vida muda e mando a receita, não tenho medo de ensinar.
"não quero produzir revoltados. Tem muita gente lá dentro que não tem chance aqui fora. Pretendo é abrir os olhos das pessoas, para que sejam mais conscientes da realidade tendo controle da própria vida!"

Olá Gafanhoto!
por Tiago Santos MKT