Leio o suficiente para compreender que a política econômica do Brasil é feita para os ricos e grandes aglomerados empresariais.
Quase todas as políticas de investimento e subsídios vão para os grandes. Isenção de impostos ... facilitação nas importações ... e por aí vai. O problema é que 80% dessas "facilidades" são dadas para as empresas que geram só 16% dos empregos do país. Pois é, os maiores benefícios e facilidades estão para empresas que distribuem uma parcela mínima de riqueza. E mesmo fazendo um esforço somando os indiretos, me arrisco a dizer, empresas pequenas que forneçam algo para as grandes, não passa de 10% a mais. Ou seja, chegaria diretamente com 16% e indiretamente a outros 8% indiretos de empregos gerados.
Por fim ... as micro e pequenas empresas que hoje são 84% dos empregos em todo o país, que distribuem de fato renda e fazem o Brasil crescer tem uma carga tributária de 35%. Como essas empresas não tem grana para fazer lobby ... é isso que estamos vendo, empresas fechando ... e isso é terrível.
O resultado ainda será "positivo" pois o governo com a clara intenção de maquiar a economia liberou o FGTS, fazendo o dinheiro rodar um pouco mais de tempo. Também com a quantidade de empresas fechando os seguros desemprego ainda sustentarão, fora o natal que por conta das festividades acaba dando um falso "testemunho" da economia.
As grandes empresas, por sua vez, estão se organizando para pedir/exigir/impor ao governo as mudanças para manterem suas taxas de lucro.
E o microempresário? Apenas tentando sobrevier!
O exemplo que esses aglomerados são para a economia e como concentram grana o suficiente para não sofrerem, tem sido visto na lava jato e d+ operações da polícia federal. Onde milhões em propina eram distribuídos e estes nem sentiam falta. Imaginem o quanto essas empresas "sugam" da nossa economia?! Seria algo para resolver muita coisa né? Pq então não se dá em isenção para as microempresas ?
Gostaria de ser mais extenso ... mas concluo que a solução inicial para o país, na minha opinião, será a facilitação e isenção de cargas tributárias para micro e pequenas empresas, essas sim tem condições de crescerem, distribuírem renda e gerarem emprego rapidamente de forma homogênea.
Mais emprego é gente consumindo e, com isso, aquecimento sustentável e real da economia.
Olá Gafanhoto!
por Tiago Santos MKT
por Tiago Santos MKT